VENDE-SE TUDO

No mural do colégio da minha filha
encontrei um cartaz escrito por uma mãe,
avisando que estava vendendo tudo
o que ela tinha em casa,
pois a família voltaria a morar
nos Estados Unidos.

O cartaz dava o endereço
do bazar e o horário de atendimento.
Uma outra mãe, ao meu lado,
comentou:
- Que coisa triste ter que vender
tudo que se tem.
- Não é não, respondi,
já passei por isso e é uma lição de vida.

Morei uma época no Chile e,
na hora de voltar ao Brasil,
trouxe comigo apenas umas poucas gravuras,
uns livros e uns tapetes.
O resto vendi tudo,
e por tudo entenda-se:
fogão, camas, louça, liquidificador,
sala de jantar, aparelho de som,
tudo o que compõe uma casa.

Como eu não conhecia muita gente na cidade,
meu marido anunciou o bazar
no seu local de trabalho e esperamos
sentados que alguém aparecesse.
Sentados no chão.

O sofá foi o primeiro que se foi.
Às vezes o interfone tocava
às 11 da noite e era alguém que tinha
ouvido comentar que ali estava
se vendendo uma estante.
Eu convidava pra subir e em dez minutos
negociávamos um belo desconto.

Além disso,
eu sempre dava um abridor
de vinho ou um saleiro de brinde,
e lá se iam meus móveis
e minhas bugigangas.

Um troço maluco:
estranhos entravam na minha casa
e desfalcavam o meu lar,
que a cada dia ficava mais nu,
mais sem alma.

No penúltimo dia,
ficamos só com o colchão no chão,
a geladeira e a tevê.
No último, só com o colchão,
que o zelador comprou e,
compreensivo,
topou esperar a gente ir
embora antes de buscar.
Ganhou de brinde os travesseiros.

Guardo esses últimos dias no Chile
como o momento da minha vida
em que aprendi a irrelevância de
quase tudo o que é material.

Nunca mais me apeguei a nada que
não tivesse valor afetivo.

Deixei de lado o zelo excessivo
por coisas que foram feitas
apenas para se usar,
e não para se amar.

Hoje me desfaço com facilidade de objetos,
enquanto que torna-se cada
vez mais difícil me afastar de pessoas
que são ou foram importantes,
não importa o tempo que estiveram
presentes na minha vida...

Desejo para essa mulher que está
vendendo suas coisas para voltar
aos Estados Unidos a mesma emoção
que tive na minha última noite no Chile.

Dormimos no mesmo colchão,
eu, meu marido e minha filha,
que na época tinha 2 anos de idade.
As roupas já estavam guardadas nas malas.
Fazia muito frio.

Ao acordarmos,
uma vizinha simpática nos
ofereceu o café da manhã,
já que não tínhamos nem
uma xícara em casa.

Fomos embora carregando apenas
o que havíamos vivido,
levando as emoções todas:
nenhuma recordação foi vendida
ou entregue como brinde.

Não pagamos excesso de bagagem e chegamos
aqui com outro tipo de leveza.

... E se só possuímos na vida o que dela
pudermos levar ao partir,
é melhor refletir,
e começar a trabalhar o DESAPEGO JÁ!

TEXTO: Martha Medeiros
* * * * *
Texto lido no programa
"Madrugada Viva Liberdade FM"
no quadro
"Momento de Reflexão"
no dia 01 de Abril de 2.009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vença hoje!

Não desista!

Ser alguém