Simplifique sua vida! ...

Tudo o que é belo tende a ser simples.
Afirmação generalizante?
Não sei.
O que sei é que a beleza anda
de braços dados com a simplicidade.
Basta observar a lógica silenciosa
que prevalece nos jardins.
Vida que se ocupa de ser
só o que é.

Não há conflito nas bromélias,
não há angústia nas rosas,
nem ansiedades nos jasmins.
Cumprem o destino de florirem
ao seu tempo e de se despedirem
do viço quando é chegada a hora.
São simples.

Não querem outra coisa,
senão a necessidade
de cada instante.
Não há desperdício de forças,
não há dispersão de energias.

Tudo concorre para
a realização do instante.
Acolhem a chuva que chega
e dela extraem o essencial.
Recebem o sol e o vento,
e morrem ao seu tempo.

Simplicidade é um conceito
que nos remete ao estado
mais puro da realidade.

A semente é simples
porque não se perde na
tentativa de ser outra coisa.
É o que é.

Não desperdiça seu tempo
querendo ser flor antes da hora.
Cumpre o ritual de existir,
compreendendo-se em cada etapa.

Já dizia o poeta:
"Simplicidade é querer uma coisa só".
Eu concordo com ele.
O muito querer nos deixa
complexos demais.

Queremos muito ao mesmo tempo,
e então nos perdemos no
emaranhado dos desejos.

Há o risco de que não
fiquemos com nada,
de que percamos tudo.

Aquele que muito quer corre
o risco de nada ter,
porque o empenho e o cuidado
é que faz a realidade permanecer.

O simples anda leve.
Carrega menos bagagem
quando viaja,
e por isso reserva suas energias
para apreciar a paisagem.

O que viaja pesado corre
o risco de gastar suas
energias no transporte
das malas.
Fica preso,
não pode andar pelo aeroporto,
fica privado de atravessar
a rua e se transforma num constante
vigilante do que trouxe.

A simplicidade é uma
forma de leveza.
Nas relações humanas
ela faz a diferença.

O que cultiva a simplicidade
tem a facilidade de tornar leve
o ambiente em que vive.
Não cria confusão por pouca coisa;
não coloca sua atenção no
que é acidental,
mas prende os olhos naquilo
que verdadeiramente
vale à pena.

Pessoas simples são
aquelas que se encantam
com as coisas menores.

Sabem sorrir diante de
presentes simbólicos
e sem muito valor material.

A simplicidade lhe capacita
para perceber que nem tudo
precisa ter utilidade.
E por isso é fácil presentear
o simples.

Dar presentes aos complicados
é um desafio.

Não sabemos o que eles gostam,
porque só na simplicidade
é possível conhecer alguém.
Só depois que as máscaras
caem pelo chão e que os papéis
são abandonados a gente tem
a possibilidade de descobrir
o outro na sua verdade.

Eu gostaria de me livrar
de meus pesos.
Queria ser mais leve,
mais simples.
Querer uma coisa só de cada vez.
Abandonar os inúmeros projetos
futuros que me cegam para
a necessidade do momento.

Projetos futuros valem à pena,
desde que sejam simples,
concretos e aplicáveis.
Não gostaria que a morte me
surpreendesse sem que eu tivesse
alcançado a simplicidade.
Até para morrer os simples
têm mais facilidade.
Sentem que chegou a hora,
se entregam ao último
suspiro e se vão.

Tenho uma intuição de que quando
eu simplificar a minha vida,
a felicidade chegará
em minha casa,
quando eu menos esperar.

AUTOR: Padre Fábio de Melo
* * * * *
Texto lido no programa
"Madrugada Viva Liberdade FM"
no quadro
"Momento de Reflexão"
no dia 11 de Fevereiro de 2.010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva