O Jardineiro

Um dia,
o executivo de uma
grande empresa contratou,
pelo telefone,
um jardineiro autônomo
para fazer a manutenção
do seu jardim.

Chegando em casa,
o executivo viu que estava
contratando um garoto de
apenas 15 ou 16 anos de idade.
Contudo,
como já estava contratado,
ele pediu para que o garoto
executasse o serviço.

Quando terminou,
o garoto solicitou ao dono
da casa permissão para utilizar
o telefone e o executivo não
pôde deixar de ouvir a conversa.
O garoto ligou para uma
mulher e perguntou:
“A senhora está precisando
de um jardineiro?”
“Não.
Eu já tenho um”,
foi a resposta.
“Mas,
além de aparar a grama,
frisou o garoto,
eu também tiro o lixo.”
“Nada demais,
retrucou a senhora,
do outro lado da linha.
O meu jardineiro também faz isso.”
O garoto insistiu:
“eu limpo e lubrifico todas
as ferramentas no final do serviço.”
“O meu jardineiro também,
tornou a falar a senhora.”
“Eu faço a programação
de atendimento,
o mais rápido possível.”
“Bom,
o meu jardineiro também
me atende prontamente.
Nunca me deixa esperando.
Nunca se atrasa.”
Numa última tentativa,
o menino arriscou:
“o meu preço é um dos melhores.”
“Não”,
disse firme a voz ao telefone.
“Muito obrigada!
O preço do meu jardineiro
também é muito bom.”

Desligado o telefone,
o executivo disse ao jardineiro:
“Meu rapaz,
você perdeu um cliente.”
“Claro que não”,
respondeu rápido.
“Eu sou o jardineiro dela.
Fiz isto apenas para medir
o quanto ela estava
satisfeita comigo.”
.............

Em se falando
do jardim das afeições,
quantos de nós teríamos
a coragem de fazer a
pesquisa deste jardineiro?

E, se fizéssemos,
qual seria o resultado?
Será que alcançaríamos
o grau de satisfação da cliente
do pequeno jardineiro?

Será que temos,
sempre em tempo
oportuno e preciso,
aparado as arestas dos
azedumes e dos pequenos
mal-entendidos?

Estamos permitindo que
se acumule o lixo das mágoas
e da indiferença nos canteiros
onde deveriam se concentrar as
flores da afeição mais pura?

Temos lubrificado,
diariamente,
as ferramentas da gentileza,
da simpatia entre os nossos amores,
atendendo as suas
necessidades e carências,
com presteza?

E, por fim,
qual tem sido o nosso preço?
Temos usado chantagem ou,
como o jardineiro sábio,
cuidamos das mudinhas das
afeições com carinho e as
deixamos florescer,
sem sufocá-las?

O amor floresce
nos pequenos detalhes.
Como gotas de chuva que
umedecem o solo ou como o
sol abundante que se faz generoso,
distribuindo seu calor.

A gentileza, a simpatia,
o respeito são detalhes
de suma importância para que
a florescência do amor seja plena
e frutifique em felicidade.

TEXTO: Recebido de Castelo dos Sonhos,
mas caso seja autor do mesmo,
fineza fazer contato.
mensagem@toninholima.com.br
* * * * *
Texto lido no programa
"Madrugada Viva Liberdade FM"
no quadro
"Momento de Reflexão"
no dia 04 de Janeiro de 2.011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva