Valorização pessoal

Quando eu não me respeito,
não sou eu quem escolhe o que vou receber,
eu me sujeito ao que vier.
É como um mendigo que estende a mão,
o que derem será bem-vindo.

Quando eu não me valorizo,
fico sujeito a análise dos outros,
a opinião de "qualquer um" importa,
eu fico preso ao que os outros acham,
e não saio do lugar.

Quando eu valorizo demais uma pessoa,
por mais que eu acredite que é amor,
é apenas uma transferência, um medo de viver,
que acaba virando medo de perder.

Não se iluda!
Se você não se respeitar, não vai se valorizar.
Respeitar-se é saber dos defeitos,
mas mostrar às qualidades.
É dar dignidade para o que você faz,
fazer bem feito, não importa o que seja.
O melhor cafézinho, a melhor obra de engenharia,
a melhor sessão de psicanálise, o bolo mais gostoso,
a aula mais proveitosa, a roupa mais branca,
a varrição de rua perfeita, a administração nota 10.

Renove-se
A vida pode ser colorida sim!
Depende apenas dos seus olhos!
O emprego pode ser o mesmo, mas você mudou,
e tudo vai mudar, até o chefe carrasco,
afinal de contas, nada, nada resiste ao amor.
Amor próprio é fundamental!

Eu acredito em você

TEXTO: Paulo Roberto Gaefke
* * * * *
Texto lido no programa
"Madrugada Viva Liberdade FM"
no quadro
"Momento de Reflexão"
no dia 26 de Maio de 2.011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva