Como dizer as coisas certas

Há alguns meses eu
estava almoçando no México,
e uma amiga
– Cristina Belloni
– fez um comentário:

- “Acho que Deus não me escuta mais,
porque vivo enchendo a paciência dele”.

Todos os que estavam na mesa,
riram.
De minha parte,
acho que Deus escuta sempre,
não importa quantas vezes
pedimos alguma coisa.
Entretanto,
o comentário de Cristina
me fez lembrar uma história,
narrada pelo jesuíta
Anthony de Mello
em seu livro
“O Enigma do Iluminado”:

A história dos dois videntes

Pressentindo que seu país
em breve iria
mergulhar numa guerra civil,
o sultão chamou um
dos seus melhores videntes,
e perguntou-lhe quanto tempo
ainda lhe restava viver?

- “Meu adorado mestre,
o senhor viverá o bastante
para ver todos os seus
filhos mortos”.

Num acesso de fúria,
o sultão mandou
imediatamente enforcar
aquele que proferira
palavras tão aterradoras.
Então,
a guerra civil era realmente
uma ameaça!
Desesperado,
chamou um segundo vidente.

- “Quanto tempo viverei”?
– perguntou,
procurando saber se
ainda seria capaz
de controlar uma situação
potencialmente explosiva.

- “Senhor,
Deus lhe concedeu uma
vida tão longa,
que ultrapassará a geração
dos seus filhos,
e chegará a geração
dos seus netos”.

Agradecido,
o sultão mandou recompensá-lo
com ouro e prata.
Ao sair do palácio,
um conselheiro comentou
com o vidente:

- Você disse a mesma
coisa que o adivinho anterior.
Entretanto,
o primeiro foi executado,
e você recebeu recompensas.
Por quê?

- Porque o segredo não está
no que você diz,
mas na maneira como diz.
Sempre que precisar disparar
a flecha da verdade,
não esqueça de antes molhar sua
ponta num vaso de mel.

TEXTO: Paulo coelho
* * * * *
Texto lido no programa
"Madrugada Viva Liberdade FM"
no quadro
"Momento de Reflexão"
no dia 06 de Julho de 2.011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva