A ÚLTIMA PEDRA

Existem pessoas que não prestam atenção
no que fazem e depois passam a vida
inteira arrependidas pelo que não fizeram,
mas poderiam ter feito,
e se martirizam por seus erros.

Gosto de uma música que Frank
Sinatra costumava cantar,
My way.
O curioso é que só fui prestar atenção
na letra dessa canção quando
escrevia este texto.

Ela diz mais ou menos assim:
"Se eu acertei ou se errei,
fiz isso da minha maneira".

Quando olho para trás,
percebo que fiz muitas bobagens.
Acertei bastante,
mas também errei bastante.
Quando olho para diante,
tenho certeza
de que vou acertar e errar
bastante também.

É impossível acertar sempre.
Mas o importante é que não gastemos
nosso tempo nem nossa
energia nos torturando.
A autocrítica pelo que não deu certo,
além de ser nociva para a saúde,
faz que a gente perca os passarinhos
que a vida nos oferece no presente.

Um dia destes, um dos meus
filhos me perguntou por que eu tomei
determinada decisão
estúpida tempos atrás.
Respondi que me arrependia
do que tinha feito,
mas expliquei que,
naquele momento,
minha atitude me parecia lógica.
Se eu tivesse o conhecimento
e a maturidade de hoje,
certamente a decisão seria diferente.

Por isso é que lhe digo:
não se torture por algo que
não deu certo no passado.
Talvez você tenha escolhido
a pessoa errada para casar.
Talvez tenha saído da melhor
empresa onde poderia trabalhar.
Talvez tenha mandado uma
filha grávida embora de casa.

Não importa o que você fez,
não se torture.
Apenas perceba o que é possível
fazer para consertar essa situação e faça.
Se você sente culpa,
perdoe-se.
E, principalmente,
compreenda que agiu assim porque,
na ocasião,
era o que achava melhor fazer.

Há uma história de que gosto muito:
um pescador chegou à praia
de madrugada
para o trabalho e encontrou
um saquinho cheio de pedras.
Ainda no escuro começou
a jogar as pedras no mar.
Enquanto fazia isso,
o dia foi clareando até que,
ao se preparar
para jogar a última pedra,
percebeu que era preciosa!
Ficou arrependido e comentou
o incidente com um amigo que lhe disse:
- Realmente, seria melhor
se você prestasse mais
atenção no que faz,
mas ainda bem que
sobrou a última pedra!

Existem pessoas que não
prestam atenção no que fazem e depois
passam a vida inteira
arrependidas pelo que não fizeram,
mas poderiam ter feito,
e se martirizam por seus erros.
Se você está agindo assim,
deixo-lhe uma mensagem especial:
não gaste seu tempo com
remorsos nem arrependimentos.
Reconheça o erro que cometeu,
peça desculpas e continue sua vida.

Você ainda tem muitas pedras
preciosas no coração:
muitos momentos lindos para
viver e muitos erros para cometer.
Aproveite as oportunidades
e curta plenamente a vida.

Que esta seja uma
quarta-feira muito especial.

TEXTO: Roberto Shinyashiki
* * * * *
Texto lido no programa
"Madrugada Viva Liberdade FM"
no quadro
"Momento de Reflexão"
no dia 27 de Julho de 2.011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva