Resista A Necessidade de Criticar

Quando julgamos
ou criticamos outra pessoa,
não são os seus defeitos que
estamos denunciando,
mas o nosso:
a nossa necessidade de
sermos críticos.

Se você costuma ir a
encontros e ouvir críticas
que normalmente são
levantadas em relação ao
comportamento de outros,
e depois vai para casa e
pensa a respeito
do bem que essa prática fará
para a tentativa de tornarmos
este mundo um lugar melhor,
provavelmente chegará à mesma
conclusão que eu:
Zero ! Nenhum bem.

E não é só isso.
A crítica não só não resolve nada,
como contribui para a irritação
e a desconfiança
em relação ao nosso mundo.

Afinal,
ninguém de nós gosta
de ser criticado.
Nossa relação normal à
crítica é nos tornarmos defensivos
ou desencorajados.

Uma pessoa que se
sinta atacada,
normalmente tem duas reações:
ou retrocederá,
por medo ou vergonha,
ou atacará e irromperá em raiva.

Quantas vezes você criticou
alguém e ouviu a seguinte resposta:
" Muito obrigado por apontar
minhas falhas,
eu realmente apreciei sua
contribuição?"

A crítica,
como xingamento,
nada mais é que um
péssimo hábito.
É algo que nos acostumamos a fazer:
somos íntimos da sensação.
É algo que nos mantém
ocupados e nos fornece assunto
para conversas.

Se, no entanto,
você ocupar um minuto
observando de como realmente
se sente logo após
criticar alguém,
perceberá que fica um
pouco abatido e envergonhado,
um pouco como se fosse você
a pessoa atacada.

O motivo dessa
sensação é que ao criticarmos,
fazemos uma declaração ao
mundo e para nós
mesmos:
" Preciso ser crítico ".

Não é algo que tenhamos em
orgulho em admitir.

A solução é perceber o momento
em que estamos sendo críticos.

Perceba
quantas vezes você
costuma ser crítico e como
se sente mal.

O que eu gosto
de fazer é transformar
tudo num jogo.
Eu ainda me pego no
ato de ser crítico,
mas quando sinto
o sentimento aflorando,
tento me lembrar,
dizendo
"Aí vou eu , de novo ".

Por sorte,
consigo transformar,
na maior parte das vezes,
minha crítica em
tolerância.

TEXTO: Richard Carlson, Ph.D.
* * * * *
Texto lido no programa
"Madrugada Viva Liberdade FM"
no quadro
"Momento de Reflexão"
no dia 02 de Novembro de 2.011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva