O Lava-pés

Jesus lava os pés dos discípulos
Jo - 13,1-15

Faltava somente
um dia para a Festa da Páscoa.
Jesus sabia que tinha chegado
a hora de deixar este mundo e ir para o Pai.
Ele sempre havia amado os seus
que estavam neste mundo
e os amou até o fim.

Jesus e os seus discípulos estavam jantando.
O Diabo já havia posto na
cabeça de Judas, filho de Simão Iscariotes,
a idéia de trair Jesus.

Jesus sabia que o Pai lhe tinha dado todo o poder.
E sabia também que tinha vindo
de Deus e ia para Deus.
Então se levantou,
tirou a sua capa,
pegou uma toalha e amarrou na cintura.

Em seguida pôs água numa
bacia e começou a
lavar os pés dos discípulos e a
enxugá-los com a toalha.

Quando chegou perto de Simão Pedro,
este lhe perguntou:
- Vai lavar os meus pés, Senhor?
Jesus respondeu:
- Agora você não entende o que estou fazendo,
porém mais tarde vai entender!
- O senhor nunca lavará os meus pés! - disse Pedro.
- Se eu não lavar,
você não será mais meu discípulo!
- respondeu Jesus.

- Então, Senhor,
não lave somente os meus pés;
lave também as minhas mãos e a minha cabeça!
- pediu Simão Pedro.

Aí Jesus disse:
- Quem já tomou banho está
completamente limpo e precisa
lavar somente os pés.

Vocês todos estão limpos,
isto é,
todos menos um.

Jesus sabia quem era o traidor.
Foi por isso que disse:
"Todos menos um."

Depois de lavar os pés dos seus discípulos,
Jesus vestiu de novo a capa,
sentou-se outra vez à mesa e perguntou:
- Vocês entenderam o que eu fiz?
Vocês me chamam de "Mestre" e de "Senhor" e
têm razão, pois eu sou mesmo.
Se eu, o Senhor e o Mestre,
lavei os pés de vocês,
então vocês devem lavar os pés uns dos outros.
Pois eu dei o exemplo
para que vocês façam o que eu fiz.

Toda essa riqueza de gestos porém,
só tem sentido real por sua finalidade
que era lavar os pés dos discípulos.

Sendo mestre, Ele se inclina,
se abaixa,
e não tem medo de ser reconhecido como servo,
pois o serviço não ameaça a autoridade,
pelo contrário, a confirma.
Age como servo,
e ensina como mestre,
deixando este ato como atitude que
também nós devemos praticar
entre nós.

Pois, todo ser humano,
como criatura e imagem de Deus,
deve ser acolhido.

Rejeitar uma única pessoa do
nosso amor e convívio é
anticristão e fere a beleza do amor de Deus.
O ser humano,
o irmão ao meu lado deve ser amado
e a ele devemos lavar os pés,
a exemplo de Jesus.

Neste dia somos convidados a estar
com Jesus no início de seu sofrimento.
Antes, porém,
Ele nos ensina que devemos
ser humildes para podermos
participar da ceia de
corpo e seu sangue.

OBS:
Não encontramos autoria do texto acima,
mas gostaríamos de dar os créditos
merecidos a quem o escreveu.
Caso queira colaborar conosco,
envie um e-mail para:
mensagem@toninholima.com.br
* * * * *
Texto lido no programa
"Madrugada Viva Liberdade FM"
no quadro
"Momento de Reflexão"
no dia 05 de Abril de 2.012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva