O TEMPO E AS JABUTICABAS

Contei meus anos e descobri
que terei menos tempo para viver
 daqui para frente do que
já vivi até agora.

Sinto-me como aquela menina
que ganhou uma bacia
de jabuticabas.

As primeiras,
ela chupou displicente,
mas percebendo que faltam poucas,
rói o caroço.

Já não tenho tempo para
lidar com mediocridades.

Não quero estar em reuniões
onde desfilam egos inflados.

Não tolero gabolices.

Inquieto-me com invejosos
tentando destruir quem eles admiram,
cobiçando seus lugares,
talentos e sorte.

Já não tenho tempo para
projetos megalomaníacos.

Não participarei de conferências
que estabelecem prazos fixos para
reverter a miséria do mundo.

Não quero que me convidem para
eventos de um fim de semana com
a proposta de abalar o milênio.

Já não tenho tempo para reuniões
intermináveis para discutir estatutos,
normas, procedimentos
e regimentos internos.

Já não tenho tempo para
administrar melindres de pessoas,
que apesar da idade cronológica,
são imaturos.

Não quero ver os ponteiros
do relógio avançando em reuniões de
'confrontação',
onde 'tiramos fatos a limpo'.

Detesto fazer acareação
de desafetos que brigaram
pelo majestoso cargo de
secretário geral do coral.

Lembrei-me agora de Mário
de Andrade que afirmou:
'as pessoas não
debatem conteúdos,
apenas os rótulos'.

Meu tempo tornou-se escasso
para debater rótulos,
quero a essência,
 minha alma tem pressa...

Sem muitas jabuticabas
na bacia, quero viver ao
lado de gente humana,
muito humana; que sabe
rir de seus tropeços,
não se encanta com triunfos,
não se considera
eleita antes da hora,
não foge de sua mortalidade,
defende a dignidade
dos marginalizados,
e deseja tão somente
andar ao lado do que é justo.

Caminhar perto de coisas
e pessoas de verdade,
desfrutar desse amor
absolutamente sem fraudes,
nunca será perda de tempo.
O essencial faz a vida
valer a pena.

TEXTO DE: Rubem Alves
* * * * *
Texto lido no programa
"Madrugada Viva Liberdade FM"
no quadro
"Momento de Reflexão"
no dia 30 de Abril de 2.015.
* * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR
Só de clicar nos links
de propagandas
deste blog você ajuda a
Campanha Natal Solidário
que promovemos há 20 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vença hoje!

Não desista!

Ser alguém