Estou em construção...

Durante a nossa
vida causamos
transtornos na
vida de muitas pessoas,
porque somos
imperfeitos.

Nas esquinas da vida,
pronunciamos
palavras inadequadas,
falamos sem necessidade,
incomodamos.

Nas relações mais próximas,
agredimos sem intenção
ou intencionalmente.
Mas agredimos.
Não respeitamos o
tempo do outro,
a história do outro.

Parece que o mundo
gira em torno dos
nossos desejos e
o outro é apenas
um detalhe.

E, assim,
vamos causando transtornos.
Esses tantos
transtornos mostram que não
estamos prontos,
mas em construção.

Tijolo a tijolo,
o templo da nossa
história vai
ganhando forma.

O outro também
está em construção
e também
causa transtornos.
E, às vezes,
um tijolo cai e
nos machuca.

Outras vezes,
é o cal ou o cimento
que suja nosso rosto.
E quando não é um,
é outro.
E o tempo todo
nós temos que nos
limpar e cuidar
das feridas,
assim como os outros
que convivem
conosco também
têm de fazer.

Os erros dos outros,
os meus erros.
Os meus erros,
os erros dos outros.
Esta é uma
conclusão essencial:
todas as pessoas erram.

A partir dessa
conclusão,
chegamos a uma
necessidade humana
e cristã: o perdão.

Perdoar é cuidar
das feridas e sujeiras.
É compreender
que os transtornos
são muitas vezes
involuntários.

Que os erros dos
outros são semelhantes
aos meus erros e que,
como caminhantes
de uma jornada,
é preciso olhar adiante.
Se nos preocupamos
com o que passou,
com a poeira,
com o tijolo caído,
o horizonte deixará
de ser contemplado.
E será um desperdício.

O convite que faço
é que você experimente
a beleza do perdão.
É um banho na alma!
Deixa leve! Se eu errei,
se eu o magoei,
se eu o julguei mal,
desculpe-me por
todos esses transtornos…

Estou em construção!

TEXTO DE: Gabriel Chalita
* * * * *
Texto lido no programa
"Madrugada Viva Liberdade FM"
no quadro
"Momento de Reflexão"
no dia 03 de Maio de 2.016.
* * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR
Só de clicar nos links
de propagandas
deste blog você ajuda a
Campanha Natal Solidário
que promovemos
há 22 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva