Gratidão pelas coisas que lhe são oferecidas livremente. Você tem?

Você consegue imaginar viver em um mundo onde pode ter tudo de graça, sem precisar se preocupar com dinheiro e nem com contas? Parece um pensamento irracional e sem sentido lógico, visto que no mundo de hoje não há basicamente nada que podemos fazer sem dinheiro.

Mas tenho uma coisa importante para lhe dizer:  sua vida (e tudo o que vem com ela) é dado gratuitamente a você!

Pode parecer que isso é bobagem, porque temos que trabalhar muito para ganhar dinheiro e conquistar aos poucos as coisas que desejamos. Muitas vezes ficamos sobrecarregados, correndo de um lugar para outro, esgotando-nos dia após dia, para manifestar os resultados desejados em nossas vidas.

No entanto, se você olhar ao seu redor com atenção, perceberá que a grande maioria do que tem,  foi, de fato, concedido a você, livremente.

Abaixo estão algumas dessas coisas:

O ar que respira, o Sol no céu, a bondade dos estranhos.

Os talentos que possui, a batida de seu coração, a capacidade de fazer escolhas. 

Diversão, risada e emoção. Amigos, familiares e vizinhos.

Um planeta hospitaleiro para viver, cheio dos recursos necessários para a nossa sobrevivência.

Porém, o fato de recebermos muitas coisas gratuitamente, não quer dizer que não trabalhemos duro e que nosso esforço não mereça recompensa. Mas talvez algo a mais precise ser levado em consideração ao recebermos as coisas que queremos e precisamos na vida.

Conforme vamos ficando mais velhos e passamos por mais experiências, costumamos acreditar que devemos nos sacrificar para conseguir tudo o que desejamos. No entanto, nem sempre essa foi a nossa realidade. Por exemplo, quando éramos bebês, não sabíamos nada sobre a vida em geral, muito menos sobre sacrifícios e esforços, e ainda assim, obtivemos o que precisávamos para sobreviver.

Esse exemplo também pode ser aplicado a natureza que está ao redor de todos.

A grama não paga aluguel para viver nos gramados da vida, e as árvores são oferecem pagamento à água e luz do Sol por seus serviços prestados. Tudo o que se relaciona ao que a natureza precisa é oferecido de forma gratuita. E, por mais que pareça confuso, nós também somos seres vivos que fazem parte do esquema total da natureza.

Esse pensamento é apenas uma forma de nos fazer refletir sobre nossos esforços e sobre aquilo que temos de graça na vida e, muitas vezes, não sabemos valorizar. Podemos rejeitar o valor das coisas que não nos esforçamos para conquistar, mas imagine ter que trabalhar duro para conseguir ar para respirar e água para se hidratar?!

Reflexões como essa nos ajudam a colocar em perspectiva nossa realidade, sermos gratos por tudo aquilo que temos de graça na vida e nos esforçarmos para conquistar outras coisas que desejamos sem desvalorizar o que já temos. Esperamos que esse texto o faça refletir e viver uma vida de maior gratidão!

TEXTO DE: Luiza Fletcher
* * * * * * * * * * * * * * *
Texto lido no programa "Madrugada Viva Liberdade FM" no quadro "Momento de Reflexão" no dia 04 de Setembro de 2.017.
* * * * * * * * * * * * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR
Só de clicar nos links de propagandas deste blog você ajuda a Campanha Natal Solidário que promovemos há 23 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva