Ninguém é igual a ninguém, nem mesmo os filhos nascidos dos mesmo pais.

Viver não é fácil, conviver com as pessoas também é meio complicado. Via de regra o ser humano é muito complexo, cada cabeça é um mundo, daí a diversidade de pensamentos, posturas, atitudes, tendências que fazem de cada pessoa um ser ímpar.

Ninguém é igual a ninguém, nem mesmo os filhos nascidos dos mesmo pais são portadores das mesmas características, podem ser parecidas, porém, idênticas, nunca.

E o que dizer das pessoas que não fazem parte da nossa família biológica? Mais complicado ainda, salvo algumas exceções de semelhança que muito se ouve dizer por aí: Se fossem irmãos não pareceriam tanto, não teriam tantas afinidades!

Pois é, muitas vezes levamos puxões de orelhas incríveis, somos pisoteados e machucados por pessoas que juramos que jamais agiriam assim conosco, familiares e amigos que confiamos, ferem-nos, profundamente.

É aí que precisamos ter jogo de cintura e saber driblar os acontecimentos. Na vida enfrentamos as mais variadas situações que nos cobram paciência, calma e muito bom senso para que não saiamos mais feridos do que já estamos.

Saber contornar obstáculos é um dom, calar diante de uma agressão é uma atitude sábia e perdoar ofensas é divino.

Quando estamos conscientes que tudo que nos acontece contribui para o nosso aprendizado, são lições necessárias para o nosso aprimoramento moral e espiritual, fica bem mais fácil compreender e aceitar as limitações dos outros, muito embora, elas nos façam padecer.

Se não formos suficientemente inteligentes e sensatos sofremos muito mais. Viver realmente não é fácil, mas quem disse que é?

Portanto, faz-se necessário que se tenha uma compreensão muito vasta e abrangente sobre a eficácia de enfrentar com muita garra, força, coragem e foco no bem, os reveses naturais da existência os quais todos nós estamos sujeitos a passar.

Afinal a terra não é um paraíso, muito menos um parque de diversões, as lutas são constantes e a caminhada é árdua.
Óbvio que temos atenuantes sim, caso contrário ninguém suportaria , temos períodos de descanso, de calmaria, temos também tempos ingratos de tempestades e turbulências, mas o que importa mesmo é que tudo passa, nada é para sempre.

A grande sacada é ir no embalo, driblando e contornado a vida da melhor forma possível.
Não teríamos rosas lindas e perfumadas, se as roseiras não tivessem espinhos! Pense nisso e aja sempre com sabedoria.

TEXTO DE: Yára Uchôa Barreto
* * * * * * * * * * * * * * *
Texto lido no programa "Madrugada Viva Liberdade FM" no quadro "Momento de Reflexão" no dia 25 de Outubro de 2.017.
* * * * * * * * * * * * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR
Só de clicar nos links de propagandas deste blog você ajuda a Campanha Natal Solidário que promovemos há 23 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva