Lute por seus objetivos. Gente satisfeita não inveja ninguém

Nesses tempos em que todo acontecimento, por menor que seja, é transmitido aos quatro ventos, não raros são os episódios de inveja que as atualizações de status são capazes de provocar.

Na lista expressa para uma inveja rápida e talvez duradoura assumem o topo as festas, aquisições e novos relacionamentos. Sucesso profissional e passeios também são capazes de arrebanhar uma multidão de invejosos a cada publicação.

Tudo isso graças ao povo que não se conforma com as novidades alheias e não perde a oportunidade de rebaixá-las; tem muita gente que ainda acha a grama do vizinho mais viçosa e verdinha que a sua e se consome por isso.

Esse mal-estar que se abate sobre muitas pessoas vem, sobretudo, da incapacidade que elas têm de criar suas próprias novidades; de fazer suas apostas e tentativas para ter com o que se ocupar.

Aliás, a inveja nasce exatamente disso: da falta de objetivos, ou de garra para fazê-los acontecer.
E é justamente nessas circunstâncias que muitas pessoas gastam suas energias revirando a vida dos outros, criticando e menosprezando as conquistas dessas pessoas, porque não está sendo capaz de investir em seus próprios projetos.

Alguns até chegam a elaborar metas, mas não são capazes de estabelecer meios nem prioridades. E ficam parados na mesma, pelo no meio do caminho, sem saber exatamente aonde ir. Além do que, existe muita gente medrosa por aí, ou preguiçosa mesmo, que não tem coragem nem disposição para sair da mesmice. É essa frustração, misturada com prostração, que causa essa pavorosa onda de inveja que vemos.

E para quem caiu nesse embuste que é a inveja, a solução é se envolver menos com as vitórias alheias e investir forças em algo construtivo para sua própria vida. E depois dos planos, lançar-se de corpo e alma para tornar sua vida tão satisfatória quanto as que você tem observado.

Afinal de contas, todas as pessoas são interessantes. E têm momentos bons e outros nem tanto assim. Quem aparece sorrindo e contando coisas espetaculares em redes sociais também quebra a cara de vez em quando, porque isso acontece com todo mundo. É natural!

Mas é justamente desse enfrentamento, desse "tentar a sorte", que as novidades podem surgir.

Então, ao invés de cobiçar os acontecimentos alheios, não se esqueça de colocar força e fé nos seus. Invista mais em si mesmo!

Um conselho infalível para o caso de você se perguntar por que as coisas mais legais acontecem sempre na vida do outro: aposte mais fichas em você e esqueça o que acontece com os outros.
Gente satisfeita com a própria vida não tem tempo para invejar ninguém. E a vida é preciosa demais para ser gasta com inveja dos fatos alheios.

TEXTO DE: Alessandra Ferrari Piassarollo
* * * * * * * * * * * * * * *
Texto lido no programa "Madrugada Viva Liberdade FM" no quadro "Momento de Reflexão" no dia 16 de Dezembro de 2.017.
* * * * * * * * * * * * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR. Só de clicar nos links de propagandas deste blog você ajuda a Campanha Natal Solidário que promovemos há 23 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva