Encontre motivos para viver. Planeje seu futuro, saiba qual é o seu destino!

Talvez, a arte de viver seja um dos mais recorrentes temas dos meus recortes. Talvez porque esse seja um tema que me inquiete, ou talvez porque ele esteja sempre em voga no meu percurso laboral.

Muitas vezes fui indagado sobre as razões que nos conduzem adiante. Muitos querem saber quais são os motivos pelos quais vale a pena viver e morrer. No fundo queremos saber qual é o motor que nos impulsiona para o futuro?

O que nos move é a falta. Vivemos por aquilo que não temos. Vivemos correndo atrás de sonhos não realizados, de metas não alcançadas, de caminhos não trilhados.

“Muitos vivem apenas porque estão vivos. Vivem sem objetivos, sem metas, sem ideais e sem sonhos.” – Augusto Cury

Vivemos por amores que não vivemos, por coisas que estão pela metade, por projetos inacabados e pela incerteza do futuro. No fundo o que nos move é aquilo que nos inquieta, que nos tira sono, que nos acorda no meio da noite, que nos provoca insônia. Vivemos por aquilo que não nos deixa dormir.

Vivemos correndo atrás do vento, das cores, das dúvidas. Vivemos sem saber se estamos vivos ou não. Vivemos pelas paixões passadas, pelos sonhos e motivos errados. Acredite, tudo que queremos nesta vida está fora da nossa zona de conforto. 

Vivemos os nossos medos, projetados nas paredes do futuro, perseguidos por fantasmas do passado. Vivemos e morremos pelos motivos dos outros, lutamos a luta alheia. Vivemos para realizar sonhos que não são nossos.

Vivemos colhendo o que não plantamos, por herança, ou por desesperança. Colhemos os resultados que não planejamos, porque não planejamos. Não chegamos a lugar algum, porque não planejamos ir. Vivemos conforme o vendo, impulsionados pelo sopro sagrado de Poseidon, indo para lugar nenhum. 

Vivemos apenas vendo o mundo pela janela dos nossos carros, dos nossos apartamentos, do nosso trabalho. Somos errantes, vagando, brincando de viver.

Não quero ensinar ninguém a viver, porque ainda não aprendi. Não quero que me sigam, porque para onde eu quero ir, pode não ser o seu ponto de destino.

Não quero ensinar o segredo, nem enumerar os motivos pelos quais vale apenas viver e morrer, mas, acredite, sem eles você vai viver e morrer pelos motivos errados.

Viver por nada não é viver, é morrer cada dia e não ter motivos para renascer no dia seguinte. Viver sem saber o que quer colher não é viver, é assistir. Viva no caminho da Luz!

TEXTO DE: Joel Gonzaga de Sousa
* * * * * * * * * * * * * * *
Texto lido no programa "Madrugada Viva Liberdade FM" no quadro "Momento de Reflexão" no dia 21 de Março de 2.018.
* * * * * * * * * * * * * * *
AJUDE-NOS A AJUDAR. Só de clicar nos links de propagandas deste blog você ajuda a Campanha Natal Solidário que promovemos há 24 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não desista!

Ser alguém

Responsabilidade afetiva